A vida de um professor, economista e vereador.

Afrânio nasceu em Florianópolis em 1960. Estudou em escola pública e formou-se em Economia pela UFSC. Na universidade, iniciou a militância política, tendo sido presidente do Centro Acadêmico Livre de Economia e participando da reconstrução da UNE, que estava na clandestinidade. Na UFSC, Afrânio concluiu, recentemente, o Mestrado e hoje é doutorando em Geografia.

Em 1992, elegeu-se vice-prefeito de Florianópolis na chapa liderada pelo também professor, Sérgio Grando. Ambos entraram para a história realizando uma gestão marcada pela experiência democrática e por ações em favor da maioria da população.

Foi o primeiro Supervisor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos em Santa Catarina (DIEESE), assessorando e apoiando a luta de centenas de entidades sindicais de trabalhadores. Foi professor substituto do Departamento de Ciências Econômicas da UFSC, do curso de Pós-graduação em Administração Pública da UDESC e dos cursos de administração e direito do Cesusc.

É um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em Florianópolis. Em 1992, elegeu-se vice-prefeito de Florianópolis na chapa liderada pelo também professor, Sérgio Grando. Ambos entraram para a história realizando uma gestão marcada pela experiência democrática e por ações em favor da maioria da população. Foi deputado estadual entre 2000 e 2006.

Foi a principal voz da oposição, em uma atuação exemplar que lhe rendeu, na eleição seguinte, a terceira maior votação da Cidade.

Em 2005, sai do PT e parte para a construção do recém-fundado Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). No PSOL, coordenou a campanha presidencial de Plínio de Arruda Sampaio (2010) quando já estava presidente do Partido no Brasil. Em 2012, elegeu-se pela primeira vez vereador em Florianópolis, com 3.132 votos. Foi a principal voz da oposição, em uma atuação exemplar que lhe rendeu, na eleição seguinte, a terceira maior votação da Cidade, com 5.432 votos. Há 38 anos compartilha a vida com Maria Cristini, com quem tem um filho, Gabriel.